Ouvido Italiano

Fabio Vicenzi | Voz Italiana

Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Solte sua voz italiana: envie sua crítica, sugestão, apoio ou pergunta para nós!

Me chamo Afonso Stedille e sempre sonhei em ter a minha empresa na Itália. Como você pretende auxiliar empresários a expandirem seus negócios na Itália?

Esse é o sonho de muitos, caro Afonso! Na área da integração empresarial, pretendo criar mecanismos de maior e mais eficaz manutenção e incremento de missões empresariais entre Itália e América do Sul, gerando oportunidades cruzadas. Com a minha vitória, essa será uma das buscas incessantes!

Sou a Bruna, e estudar fora do país é um desejo de adolescência. A possibilidade de ir pra Itália e me aproximar da origem dos meus nonos é incrível. Como você pensa em facilitar isso?

É realmente incrível sentir-se próximo das origens Bruna! Nossa proposta na área estudantil, é a de defender o complemento de estudos e validação de diplomas, além da geração efetiva de intersecção de programas e currículos em todas as esferas de estudo, permitindo uma formação efetivamente internacional em cursos únicos e padronizados.

Olá Fabio! Sou o Giorgio Dani, você fala sobre o resgate dos vínculos familiares? Pode explicar mais sobre isso?

O resgate dos vínculos familiares se dará inicialmente através da facilitação de acesso aos documentos dos antepassados e aos familiares italianos Giorgio! Com o uso das novas tecnologias e de certificação online de documentos, buscaremos a desburocratização dos processos.

Fabio! Primeiramente eu gostaria de te parabenizar pela campanha. Me chamo Natalina, e a cultura italiana me motiva. Você falou sobre resgatar os vínculos culturais, o que tens a dizer a respeito disso?

Grazie mille Natalina! O resgate dos vínculos culturais se dará com a disseminação de ações de difusão e manutenção da cultura nas comunidades italianas da América do Sul. Vamos estabelecer um crescente calendário de eventos e locais referenciais de atividades culturais italianas, tudo de maneira sinérgica e coordenada com as estruturas já existes; Tudo com acesso prévio e facilitado à língua italiana, a ser difundida pelas estruturas já existentes, a serem incentivadas, revigoradas e coordenadas de maneira sistêmica. O estudo do idioma italiano deverá ser o aprendizado mais acessível - do ponto de vista de disponibilidade e custo - a todos os imigrantes italianos. E por meio do esporte, com a criação de eventos esportivos envolvendo a comunidade italiana na América do Sul, que além da oportunidade de “vitrine” a potenciais atletas, será um palco de exercício de vivência italiana.

Fabio, me chamo Bernardo e aguardo a minha cidadania há mais de 8 anos. O retorno da parte do consulado é lenta, e a burocracia é muita. O que você pretende fazer para mudar isso?

Caro Bernardo, sei dessa burocracia e por isso o meu lema é a desburocratização! A busca será pela simplificação do acesso e da relação dos cidadãos italianos com os consulados e com o “Sistema Itália” como um todo. Além da celeridade no processo de reconhecimento da cidadania, mediante acesso facilitado e preliminarmente digital pelos interessados e pelos profissionais que trabalham prestando consultorias para abertura e instrução dos processos. Com a minha vitória, irei aliar a tecnologia aos processos para agilizá-los.